6 elementos essenciais de um blog

Para criar um site ou blog, devemos perceber que há coisas que não podem faltar. Essa lista lhe ajudará, com itens que não devem faltar em seu blog.
Sempre que alguém cria um site ou blog, o brilho dos olhos é ver aquele PSD na tela, em puro HTML + CSS. É, de fato, uma das sensações mais prazerosas para quem desenvolve esse tipo de trabalho. Claro, não é só isso: É necessário organizar os arquivos, decidir se irá usar alguma plataforma CMS ou não, ajustar os links, entre outros detalhes que cada webdesigner tem seu método para desenvolver as etapas de seu projeto.
Independente da tecnologia utilizada, plataforma ou linguagem, há alguns itens super importantes que jamais podem ser esquecidos em um bom site. Fiquem de olho no checklist e não esqueça os itens a seguir.


Campo de busca

Um campo de busca, é essencial pois facilita a vida do usuário ao procurar determinado assunto em seu blog. De preferência, e por costume, esse campo é posto no topo da página ou na barra lateral.

Redes Sociais

Sim, elas são importantes. Coloque ícones delas em locais estatísticos do site, botões de compartilhamento etc. Além de ser uma bela técnica de SEO, é uma ótima maneira de divulgação.

Formulário de contato

Um formulário de contato é indispensável,  Mas ele deve funcionar. Não adianta ter um e não funcionar ou que fique dando erros. Essa é a forma mais simples do internauta conversar diretamente com os donos do blog/site. Utilize serviços como o Jotform ou o Wufoo. 

Índice ou Sitemap

Ter um mapa do site, principalmente em XML facilita (e muito) a indexação do seu site nos mecanismos de busca. É, também, um método de otimização. Mas um mapa em XML só é útil aos buscadores. E como torna-lo útil aos visitantes também? É só criar um Índice para seu blog. Ensinarei como realizar os dois métodos de sitemap em próximos artigos.

Página "Sobre"

Este é outro elemento que faz falta em muitos blogs. É importantíssimo ter uma página em seu blog explicando quem você é e qual o objetivo do seu blog. É natural que as pessoas queiram saber mais sobre você, sua experiência, o que o levou a criar o blog. E também é natural elas quererem saber mais sobre seu blog, a história dele, o que ele já obteve. Veja como exemplo minha página sobre mim e o Hadesnail.

Criar uma página “Sobre” é simples. Pode ser uma postagem ou uma página estática. O importante é que haja um link para ela na página principal do seu blog.

Lista de artigos Populares

Imagine a situação: alguém chega até a página principal do seu blog, seja por um link em outro blog, em um comentário ou em um diretório de blogs. Dificilmente ele encontrará sozinho aqueles artigos que você considera os melhores - e que justamente aumentariam a chance de que ele gostasse de seu trabalho e voltasse mais vezes. Uma lista com seus melhores artigos (ou os mais populares, ou os mais comentados) servirá como ótimo chamariz.

Conclusão

Esta lista foi gerada apartir de minhas experiências. Possívelmente alguém irá discordar, mas, é natural cada um tem a sua opinião. E você o que achou do artigo? interaja e comente conosco.





2 Comments

Comentários São Muito Bem vindos, mas precisamos Ter Conhecimento do que se é comentado então temos algumas dicas para evitar algo indevido, tais dicas seguem-se abaixo:
- Nunca Comente ofensas há ninguém seja autores ou leitores
- Não será moderado Comentários que contenham URLs de seus web sites use OpenID
- Mais dicas e regras acesse nossa política de Comentários