Qual a importância da segurança digital

Olá pessoal. Hoje iremos falar de segurança digital. Bem, você pode pensar: "ah, mas todos já sabemos como nos cuidar no meio da internet". Mas nem todos que vivem na internet sabem o que estão fazendo, clicando, recebendo, entre outros quesitos que fazem com que os usuários fiquem propensos as inúmeras ameaças que se encontram na internet.
Ano passado, várias celebridades tiveram seus computadores e celulares hackeados e várias fotos íntimas e/ou pessoais publicadas em diversos sites. Isso só não acontece com as celebridades mas também com usuários comuns, como você.

Spam: A grande praga dos e-mails

Nesse post não podemos esquecer de citar o spam. Onde a maioria das pessoas acessam os links anexados nas mensagens e acabam caindo em alguma pegadinhaonde pode-se baixar algum vírus sem saber, ou até esmo ativar os famosos Phishing.Aqui vai algumas dicas para se manter seguro com sua conta de e-mail:
  • Verifique sempre quem lhe enviou o e-mail. Em alguns casos até mesmo seus amigos podem lhe enviar arquivos maliciosos. Fiquem sempre atento;
  • Suspeite se receber e-mails com arquivos anexados em .exe (se usa Windows) para download ou contendo algum link oferecendo ferramentas de optimização de desempenho, entre outros. Pesquise sobre o que ele oferece;
  • Reporte ao seu provedor de e-mail o remetente do conteúdo suspeito e/ou malicioso.
Protegendo suas senhas

As senhas é o que protege suas contas contra ataques hackers e pessoas maliciosas. Mas senhas fracas ou medianas, com simples nomes e numerações são simples de serem quebradas por "ladrões virtuais".

CONTAS DIFERENTES, SENHAS DIFERENTES

Se você tem um conta no Google, outra no Facebook e outra na Microsoft e usando as mesmas senhas você está em perigo. Uma conta leva à outra, fazendo com que se um ladrão acessar uma conta ele desconfiará e acessará todas as outras.
Para evitar isso, dê senhas diferentes para contas diferentes.

SENHAS LONGAS E MISTURADAS

Para suas contas, crie senhas grandes e misturadas. Faça uma grande salada: coloque letras, números, símbolos e outros. Veja um exemplo: Eu4m0Bisc01tos.
Senhas misturadas, grandes e com certos segredos são difíceis de serem decifradas. Não use em suas senhas seu nome, o nome de sua namorada, ou datas de nascimentos.


Dispositivo limpo, bandidos longe

Se no seu dispositivo está acontecendo coisas sobrenaturais como: janelas abrindo,lentidão, e afins, saiba que é malware. Malware é um software malicioso criado para prejudicar seu dispositivo ou sua rede.

SEU NAVEGADOR E SISTEMA SEMPRE ATUALIZADOS

Todos os navegadores e sistemas operacionais recebem atualizações para correções de segurança e mantendo-os sempre atualizados, você evita de que seja surpreendido por alguma praga ou ladrão virtual.

Antivírus

Veja abaixo, uma lista com os melhores antivírus pagos e gratuitos e se você já usa um deles, saiba que você está protegido.

LEMBRE-SE DE MANTE-LOS ATUALIZADOS

Procure sempre manter o seu antivírus atualizado, assim, ele oferece sempre maior segurança para você. Todos os antivírus possuem a atualização automática de definições de vírus. As definições de vírus é uma espécie de vacina diária para seu computador para que ele fique sempre forte contra as pragas virtuais.
Use sempre essas dicas para que você possa se manter em segurança enquanto você navega na internet.